O Brasil é o segundo país em número de franqueadores, com 2.226 marcas. O mercado nacional de franquias é maior que o dos Estados Unidos, que hoje possui 1,5 mil. Os dados são da Rizzo Franchise, empresa especializada no mercado de franquias. Não existe uma regra capaz de anular todos os riscos na abertura de um negócio, mas se você busca desenvolver um trabalho sólido nessa área, confira estas orientações do Diretor da Creazione Marcas, Patentes e Franchising, Guilherme Spiller.
Aptidão para o negócio – é importante escolher uma atividade que você já tenha experiência ou afinidade, que goste de se envolver.
Pesquise – com a evolução do mercado, um bom estudo em relação às franquias pode ser feito no site da Associação Brasileira de Franchising (
www.portaldofranchising.com.br). Importante verificar quais áreas de negócios têm tido maior crescimento.
Entenda – o mercado de franchising tem características próprias, com suas regras específicas. Ao optar por este mercado, é necessário considerar o valor a ser investido inicialmente, como será o retorno desse capital e analisar o know-how e idoneidade da parte interessada.
Objetivos – geralmente, os contratos de franquias são elaborados para durar cinco anos. Por isso, é preciso ter dedicação e planejamento para todo o tempo.
Investimento – para as "microfranquias", por exemplo, é preciso ter pelo menos R$ 25 mil em dinheiro. O ideal é que se tenha 50% do capital necessário líquido.
Análise do mercado – articula-se em três aspectos: conhecer o público para o qual a franquia será dirigida; analisar com cautela a atuação dos concorrentes junto ao mercado (seus aspectos positivos e negativos); e estar seguro de quem são seus fornecedores, como é sua rotina, logística, como será realizado o pagamento etc.
Ponto comercial – não somente a marcar vai definir o sucesso do negócio, mas também o local. Você deve escolhê-lo a partir do seu
feeling ou até mesmo consultando o próprio franqueado.