Blog DSF Advogados
Soluções práticas para o relacionamento com o consumidor
26/07/2012
O conhecimento é o principal instrumento que o empresário tem a seu favor para solucionar qualquer divergência na relação com os consumidores de seus produtos ou serviços. Apesar de essenciais à economia, fatores como a redução dos juros, aumento do crédito e novas classes consumindo, também podem gerar problemas de forma proporcional. Veja algumas estratégias elaboradas pelo adv. Leandro José Caon para a empresa se proteger e resolver situações dessa natureza: * Antes de tudo, o empresário deve conhecer os direitos dos consumidores e suas vantagens e os limites da responsabilidade de sua empresa, fornecedora do produto ou serviço; * No caso de reclamação, recomenda-se à empresa entrar em contato com o cliente buscando composição amigável, observando sua responsabilidade na relação de consumo; * A empresa deve saber os prazos e a forma de procedimento ao resolver uma situação de reclamação por parte do consumidor; * Orienta-se para que o atendimento ao consumidor seja centralizado em um departamento próprio, sendo registrados tais serviços; * O empresário precisa conscientizar todos os seus colaboradores (da hierarquia mais baixa à mais alta) sobre os direitos dos consumidores e responsabilidades da empresa e que o trabalho de cada um deve ser realizado com foco no pós-venda, na satisfação do cliente consumidor; Essas sugestões beneficiam a empresa, evitando desgastes da marca, descontentamento com o produto ou serviço e despesas com ações judiciais. Leandro José Caon