17/03/2016
Conquistar a estabilidade de uma empresa no mercado exterior não é tarefa fácil e, quando alcançada, é capaz de alavancar os lucros de uma companhia. Mas estar consolidado nesse cenário não exime os gestores de observarem constantes cuidados em relação à internacionalização.
'A consolidação de uma empresa no mercado externo não afasta a necessidade da busca constante de melhorias e aperfeiçoamentos do produto já comercializado, assim como da relação comercial', explica Fabio Stefani, da Dupont Spiller Advogados.
Ao longo do tempo, as companhias vão adquirindo experiência no meio. Porém, é preciso estar sempre atento quanto à segurança das operações. 'A segurança ultrapassa a confiança já estabelecida entre a empresa brasileira e o cliente no exterior', alerta o advogado.
Segundo ele, a relação comercial deve sempre estar pautada pelas garantias em favor da empresa brasileira. A gestão do processo, para ele, deve possuir os mesmos cuidados de uma primeira operação entre as companhias.
'É preciso ficar atento às modificações administrativas, fiscais e comerciais no âmbito das operações internacionais. É um ponto-chave na relação comercial internacional. Uma eventual modificação da legislação brasileira, por exemplo, poderá acarretar em aumento do custo para envio do produto e ou de sua fabricação. Ao mesmo tempo, uma possível exigência no local de destino da exportação também poderá causar elevação do custo final do produto brasileiro a ser entregue ao importador', exemplifica Stefani.
Para o advogado, monitorar constantemente as operações, buscar sempre segurança comercial e jurídica para cada operação e estar atento a mudanças nas relações entre os países são quesitos fundamentais para manter o equilíbrio e lucratividade de uma empresa que atua no cenário internacional.