Blog DSF Advogados
Por que transformar seu negócio em uma franquia?
31/08/2011
Quais os benefícios de ter um sistema de franchising em sua empresa? Expansão e consolidação da marca? Rede de clientes fidelizados e comprometidos? Controle total sobre a operação? Redução de riscos? Certamente todas as indagações acima fazem parte dos benefícios do franchising. Franchising ou franquia, como é popularmente conhecida, é um sistema de distribuição e cessão de marca, onde o franqueador detém a marca e/ou produto e o cede para o franqueado comercializar. Esta é a essência do franchising, conforme disposto pela Lei nº 8.955/94. A expansão territorial e a consolidação da marca são aspectos de extrema relevância para quem opta por operar com o sistema de franchising. O franqueador conta também com a possibilidade de expandir o seu negócio sem que seja necessário efetuar investimento de grande monta, eis que o seu parceiro (franqueado) é quem deverá suportar o investimento principal de abertura de novo ponto comercial. Mais, a franquia permite que o franqueador estipule regras de layout, de publicidade, de venda e exposição de mercadorias, enfim, crie uma identidade única em todos os pontos de venda de seus produtos, atraindo consumidores que buscam qualidade, segurança e conceito. Aos olhos do consumidor, a franquia transmite os conceitos de “identidade”, “qualidade”, “sistema e metodologia” e, consequentemente, agregam valor ao produto e/ou serviço. Para o franqueador aspectos de suma importância são o controle e a segurança que o franchising proporciona. A redução do risco trabalhista é garantida por lei, em seu artigo 2º. Ou seja, o empreendedor sabe quão valioso é o sistema de “parceria”, como é o caso da franquia, que lhe assegure a certeza de que não correrá o risco de ver reconhecido vínculo trabalhista com o empregado de seu “parceiro”. A franquia proporciona este diferencial tão importante. O franqueador também possui controle integral sobre o faturamento, atendimento, gestão administrativa, enfim, controle total sobre o seu parceiro franqueado, garantindo segurança, transparência e confiança na relação entre as empresas. Portanto, diz-se, que o franchising é um dos mais adequados sistemas de expansão de marca e comercialização de produtos e serviços, sendo que o principal beneficiado, não há dúvida, é o franqueador. Para tanto, o empresário que deseja transformar seu negócio numa franquia, necessita compreender o funcionamento e as características do franchising, elaborando manuais, módulos de treinamentos, sistemas de relacionamento com a rede, além de imprescindível e detalhado contrato. É mister que o negócios seja pensado e arquitetado desde o seu princípio, passando pela a captação e perfil de seus parceiros franqueados, quanto pelo layout dos projetos de loja, sistemas de informática e gestão e treinamento e supervisão dos pontos de venda. O sistema de franchising é uma ótima oportunidade para o empresário e para o seu negócio. Todo o produto e/ou serviço pode ser franqueado. A franquia é garantia de expansão e bons resultados. Guilherme Spiller – Diretor Creazione Marcas, Patentes e Franchising